Cam Newton merece o MVP?

2

Cam se divertindo

Muitos acham que MVP é aquele que tem melhores números na temporada (Se fosse assim Drew Brees e Philip Rivers poderiam entrar para a conversa de MVP, respectivamente números 1 e 2 em jardas na temporada), ou aquele que escolheríamos em 1° lugar pro time (não necessariamente). Na verdade, MVP é o jogador mais valioso, ou seja, aquele que faz a diferença, aquele que se caso não estivesse jogando, tudo seria diferente, e para mim, um cara fez toda a diferença: Cameron Jerrell Newton.

Após uma temporada totalmente turbulenta igual ao ano passado, e uma pre-season de quebrar o coração. Cam tinha que mostrar a todos e a si mesmo que o último ano foi um ano fora da curva, tinha que mostrar a evolução como jogador e pessoa depois de contusões dele e perdas de companheiros. Não era um vai ou racha porque ninguém iria rachar o Newton, mas era algo parecido, pois diferentemente dos outros anos de NFL dele, esse ano ele seria o único grande nome do ataque, pois perdemos nosso principal wide receiver por toda a temporada.

Podemos dizer, por incrível que pareça, que a perda do Benjamin pode ter ajudado o Cam a ter tido a temporada que teve. Vou explicar. Quando seu time perde o camisa 10, aquele cara que domina o jogo, o resto do time tem que se virar e fazer o melhor para continuar ganhando sem seu melhor jogador da posição. Digamos que foi o que aconteceu com os Panthers. Sem Kelvin Benjamin, seu principal alvo, Cam Newton teve que se virar para continuar vencendo. Teve que evoluir, crescer e amadurecer para o sucesso do time. Basicamente, tudo o que vimos esse ano. Um Cameron que não força passes complicados, um Cameron que cuida da bola, um Cameron que decide. Foi exatamente o que vimos nesse ano. Exemplo: Veja essa interceptação que o Newton sofreu na temporada passada, hoje em dia, ele não cometeria esse erro. Você pode ter certeza que Newton não lançaria um overthrown com o Ted Ginn sendo triplamente marcado nessa temporada.


Newton começou a temporada correndo por fora, ninguém estava dando a devida moral ao seu jogo. Todos que comentavam sobre os jogos dos Panthers achavam um jeito de duvidar da capacidade do nosso quarterback, “Cam Newton tem sorte, já já ele perde” ; “A defesa dos Panthers leva o time, não Cam Newton”. Até que as semanas foram passando, os jogos foram acontecendo e Newton iria calando a boca de um por um a cada passe, a cada leitura, a cada touchdown.

Por um momento nós torcedores dos Panthers nos perguntamos, quem imaginaria que teríamos uma temporada 15-1 com Cam Newton sendo o 1° na corrida para MVP? Ninguém. Não só torcedores dos Panthers fazem essa pergunta, mas todos os fãs da NFL. O que nos leva a outra pergunta. O que aconteceu com Cam Newton em 1 ano depois de uma temporada 7-8-1?

Essa pergunta pode ser mais fácil do que parece. Ano passado Cam foi listado com inúmeras contusões, que inclusive o tirou de 2 partidas da temporada regular e com isso vinha o footwork desleixado nos snaps, pois ele operou o tornozelo no início dessa temporada e Cam sofria com uma OL ruim, com provavelmente o pior LT da liga (Byron Bell). Esse ano a combinação para o sucesso foi uma OL teoricamente melhor, e claro, Cam saudável mostrando um footwork muito melhorado.

O motivo desse texto, era tentar explicar o porque Cam Newton é o número 1 para o MVP. Então vou mostrar alguns fatos que botam Cam na frente de qualquer um.

  1. Cam Newton é o quarterback com maior números de touchdowns totais (45, 35 de passe e 10 correndo)
  2. Os Panthers terminaram o ano com o melhor recorde da NFL (15-1) e 5 dos últimos 6 MVPs foram quarterbacks com o melhor recorde na NFL.
  3. Cam Newton sofre com seu corpo de wide receivers. Seu wide número 1 (Ted Ginn Jr) é o segundo receiver com mais drops (10) e o primeiro em jardas perdidas em drops na NFL (314).
  4. Seus adversários na corrida para MVP (Palmer e Brady) tem um corpo de recebedores melhor que os Panthers. (Palmer conta com Fitz, Floyd e Brown, e Brady conta com Edelman, Gronk e Amendola)
  5. Newton tem o sorriso mais bonito entre os três

Basicamente é isso. Newton não é o melhor quarterback da liga, porém, todos devem parar tudo o que estão fazendo e bater palmas para o que esse cara vem fazendo para esse time. Se ele não merece esse MVP da temporada, eu realmente não sei mais o que é ser um MVP.

Compartilhe

Sobre o Autor

Fã do Carolina Panthers desde 2011, João Marcelo começou a se aventurar no mundo de matérias dos Panthers em 2014 onde criou um blog exclusivo dos Panthers. Tem como ídolo Luke Kuechly e espera que ele vire o próximo Ray Lewis.

2 Comentários

Comente