Existe Racismo na NFL na posição de Quarterback?

0

Esse provavelmente será o post mais difícil da história do site, mas nos sentimos na obrigação de no mínimo levantar o assunto para debate. Cam Newton vem tendo a sua melhor temporada na NFL e é forte candidato a MVP da temporada e jogo após jogo vem evoluindo como pocket passer, a prova disso é que nos últimos 3 jogos, em 2 ele conseguiu 5 TDs lançados, fato que nunca tinha
acontecido uma única vez em sua carreira. E aparentemente, isso tem causado um certo mal estar em algumas pessoas, para toda ação do Cam Newton, existe alguém criticando por isso ter sido
feito.

“Nem ferrando, ele não é um QB MVP. Sua defesa faz o time. Se ele não fosse tão grosso, ele poderia ter números melhores. Me faz pensar se ele tem alguma confiança no seu ataque.”- Print retirado após o jogo contra os Saints. A defesa é o verdadeiro MVP, depois da defesa sofrer em um jogo que tomou 38 pontos e que Cam fez 41.

 

Cam is a thug é uma frase clássica que muitos usam para criticar o Newton.

 

What a thug!

What a thug!

Cam is a thug, apesar dele visitar de surpresa uma festa de Halloween de uma criança que estava em fase terminal, realizar sonhos de crianças doentes de conhecê-lo(1)(2), (3)(4), possuir uma fundação que ajuda jovens através do esporte, tirar sua chuteira no treino, autografar e dar um torcedor deficiente que estava pedindo apenas uma foto, entregar uma bola para crianças após cada touchdown e ainda assim, ele é considerado por muitos como bandido.

E Cam Newton sabe que muitos o chamam de bandido e recentemente deu uma alfinetada nessa “fama” dele. No facebook, ele postou a seguinte foto:

cam-newton-post

Letra de uma música de rap. Fat Trel – My Bruvas

Um dia depois de receber inúmeras críticas por estar parecendo um “bandido” na foto, ele postou outra foto:
cam-newton-post-2

“Eu sei onde estou indo, e eu sei a verdade, e eu não tenho que ser o que você quer que eu seja. Eu sou livre para ser o que eu quero” – Muhammad Ali
Antes de você começar a julgar:
1. Todos no post anterior são graduados e BEM educados. VOCÊS SÃO?
2. Eu sou quem eu sou e por que você é tão julgador em 2015? Você está com medo do que você não entende? Se você não entende, por que julgar? Agora com tudo isso dito, “Eu poderia me importar menos com o que você pensa de mim. Eu sou o que sou e sou uma pessoa perseguindo a grandeza, não ser outra pessoa.
3. Essa foto é melhor para vocês, pessoas de mentes fracas que são rápidas para julgar alguém “Quando você não é melhor do que ninguém. 2 fotos. As mesmas pessoas nas duas fotos. O que você vê OU o que você quer ver?

O exemplo clássico de que tem sempre alguém o criticando e poucos falam de suas boas atitudes é a dança dele quando marca algum TD. Recentemente uma mãe que estava no jogo enviou uma carta criticando o Newton por fazer uma dança com “movimentos pélvicos” para a torcida e que isso seria um desgosto por ele ser o QB do time e não ser um exemplo para as pessoas.

Os “movimentos pélvicos” foram esses:

Como visto no vídeo, nenhum movimento que pode ser considerado sexual.

Aaron Rodgers com sua dança de comemoração tradicional não recebeu carta alguma de nenhuma mãe furiosa falando o quão mau exemplo ele é para as crianças por isso. Além do mais, até gravou um comercial.

Outros jogadores estão sempre comemorando mais excessivamente que Newton e isso nem sequer é citado e a maioria acha tudo lindo. O comentarista da ESPN americana Robert Flores foi uma das pessoas que teve coragem de trazer isso à tona em uma comemoração do TE Travis Kelce.

“Eu imagino o porque que ninguém escreveu cartas sobre o Kelce dançar na endzone. Ah sim, é porque ele não é negro.” Mas é certo também que outros jogadores comemoram de formas parecidas e não recebem críticas, como por exemplo o WR Antonio Brown no último SNF.

E por que só reclamam do Newton? Porque ele é QB.

Se pensarmos que a maior parte da liga são jogadores negros e que temos apenas 3 QBs titulares negros, podemos questionar essa diferença brutal na posição. Sempre que se pensa na maioria dos QBs negros, se pensa em jogadores atléticos e móveis. Por que não podemos aceitar que eles são jogadores inteligentes também? Aaron Rodgers é um QB móvel também que usa a corrida em
último caso e todos adoram ele por isso, mas ninguém fala que A-Rod é um QB tipicamente móvel.
Por que não podemos fazer o mesmo com Newton e Wilson? Por que QBs negros não são citados como QBs inteligentes e apenas móveis?

“Cam Newton precisa aprender a ser mais humilde. Ele é um atleta, mas não é um quarterback”

 

Quantas vezes você já leu/ouviu que jogadores brancos são inteligentes, trabalham pesado e se dedicam muito ao film room? E quantas vezes já ouviu que jogadores negros são freaks, bestas e aberrações da natureza por conta do atleticismo?
Com certeza, falando do Newton, você ouviu mais vezes a segunda opção do que a primeira, apesar de que Newton é um dos jogadores que mais estudam no film room, segundo os treinadores.

Donovan McNabb, um dos maiores jogadores da história dos Eagles, recebeu uma instrução dos coaches para usar uma wristband para lembrar as jogadas mais facilmente. McNabb se recusou porque ele teve receio das pessoas o chamarem de burro. Será que se fosse um QB branco ele teria esse receio?

Outro fato que corrobora o argumento de que posições que precisam ter mais inteligência são dominados por brancos é pensarmos que os Centers em sua maioria são brancos. Sendo que temos muitos Guards e Tackles negros.

Esse estereótipo de que negros são atléticos e brancos fazem a parte que exige mentalmente do jogo precisa acabar. Talvez Newton ganhar como MVP sendo um quarterback negro seja um passo para isso. Seria histórico, pois Cam, depois de Steve McNair(que teve que dividir o prêmio com Peyton Manning em 2003) seria o segundo Quarterback negro a vencer o prêmio de MVP da temporada.

Compartilhe

Sobre o Autor

Fã de Carolina Panthers desde 2011, Felipe é programador e se aventura como Running Back nas peladas tentando incorporar o espírito de Jonathan Stewart, mas o máximo que consegue é ser um Trent Richardson. Twitter: @lipevieira

Comente