[História] – Cam Newton – Parte 1/2

1

Hoje, 11 de Maio, é considerado um dia muito importante para PantherNation, e por alguns um dia essencial para a história recente da Franquia, isso porque há 26 anos(1989), em College Park, Georgia, nascia o filho de Cecil e Jackie Newton, o garoto que futuramente seria conhecido como Cam Newton.

O Começo

Cameron Jerrell Newton sempre foi pressionado pelo seu pai a gostar do futebol americano, visto que o mesmo jogou como safety participando da pre-season dos Cowboys e Bulls em 1983 e 84, respectivamente. Cam se divertia com o esporte, mas começou a levar a sério no seu high school, quando jogou pela Westlake High School, uma escola em Atlanta conhecida pelo alto desempenho do seu programa de Futebol Americano(teve o recorde da temporada de 2005 da NFL com 6 graduados jogando). Com apenas 16 anos de idade ele passou para 2500 jardas e 23 touchdowns, além disso correu para 638 jardas com 9 TDs, que atraiu a atenção dos principais programas universitários. Durante seu último ano, foi ranqueado pela Rivals como um prospecto 5 estrelas e segundo melhor Dual-Threat QB(atrás de Tyrod Taylor). Após propostas de grandes programas como Georgia, Oklahoma, Ole Miss, o QB optou pelos Florida Gators.

College

Newton chegou respeitado na Florida em 2007, pena que o QB titular era Tim Tebow, que vinha de uma temporada de Heisman Winner, porém Cam impressionou os técnicos assumindo o posto de reserva imediato mesmo sendo calouro. Durante a temporada de 2008, no primeiro jogo da temporada, ele lesionou o tornozelo, recebendo a liberação médica para esse ano(Redshirt).

Em novembro deste ano, foi envolvido num escândalo de roubo de um laptop, o que levou à exclusão do time. Todas as acusações foram retiradas após Cam aceitar prestar serviços à comunidade. Porém ele tinha que dar a volta por cima e mostrar que ainda tinha muito a oferecer ao mundo do Futebol Americano e o local que abriu as portas para ele nesse momento difícil foi a Blinn College, em Brenham, Texas. A Blinn College é uma universidade que não tem um programa de futebol muito conhecido e nem sequer participar da NCAA e sim da NJCAA que é a divisão mais fraca de futebol dos EUA.

Cam Newton jogando por Auburn

Cam Newton jogando por Auburn

Cam Newton foi determinado a demonstrar seu valor e após uma belíssima temporada, na qual lançou para 2833 jardas e 22 touchdowns, além de correr 655 jardas e 16 Tds, levou Blinn College a mais um título da NJCAA. Após receber todas as honras da NJCAA, foi declarado por diversos especialistas como prospecto 5 estrelas de novo, além de ser o melhor QB de qualquer Junior College ou High School disponível para recrutamento. Após um novo processo, Cam decidiu jogar a temporada de 2010 pelos Auburn Tigers.

Logo na sua estreia contra Arkansas State, Super Cam mostrou que tempos áureos estariam por vir, com um jogo de mais de 350 jardas com 5 TDs totais. No final da temporada, seus números eram de 2854 jardas lançadas e 30 TDs passados, 1473 jardas corridas e 20 TDs terrestres, além de um momento marcante para Auburn, no qual venceu Alabama no Iron Bowl após um déficit de 24 pontos, Newton levou Auburn ao título nacional(BCS).

Após a incrível temporada quebrando vários recordes da SEC, na qual é posto no Hall de uma das melhores temporadas da história de um jogador no College, inevitavelmente culminou na premiação do Heisman e sua auto declaração para o draft de 2011(abrindo mão de seu Senior Year).

Compartilhe

Sobre o Autor

Estudante de Engenharia Civil, se tornou fã dos Panthers a partir da temporada de 2011, após se impressionar com as atuações do então calouro Cam Newton, o que levou a paixão pela franquia de Carolina.

1 Comentário

  1. Muito boa a matéria, também sou grande fã não só do Panthers, mas como também do Cam Newton, não sei se seria importante destacar o acidente de carro sofrido em 2014, mas de qualquer forma muito bem formulada.

    KeepPoundind
    The way of Superbowl L

Comente