[História] – Cam Newton – Parte 2/2

0

 

cam-newton-draft

Confira aqui a primeira parte.

With the first pick in the 2011 NFL Draft, the Carolina Panthers select… Cam Newton, QB, Auburn. E a partir desse dia, Super Cam se tornava o cérebro do ataque da franquia de Charlotte.

First Year(2011)

Cam chegou rodeado de dúvidas, visto que só tinha jogado 1 ano como starter em alto nível, alguns duvidavam da sua precisão, da sua capacidade de liderança. Cam sabia dessas dúvidas, por isso foi para o primeiro jogo da sua carreira (contra os Cardinals), com todas suas forças, se tornando o primeiro QB a lançar mais de 400 jardas em seu primeiro jogo(24/37, 422 jardas, 2TDs, rating de 110.4). Com esses números, demonstrou que tinha capacidade de ser o futuro da franquia. Quebrando recordes semana após semana, Cam terminou a temporada com números impressionantes para um calouro, lançando para 4051 jardas e 21 TDs(rating de 85.4), além disso correu para 706 jardas e 14 TDs. Isso lhe tornou o primeiro jogador a lançar para mais de 4000 jardas e correr para mais de 500 jardas, além disso detém o recorde de TDs combinados por um calouro(35). A junção disso aos seus lances atléticos culminou na nomeação de Calouro do Ano, além da seleção para o Pro Bowl.

2012

Temporada com leve queda de rendimento, mas demonstrando um pequeno amadurecimento de Cam cuidando melhor da bola, diminuindo as interceptações. 280/485 passes, para 3869 jardas e 19 TDs, além disso liderou o time correndo para 741 jardas e 8 TDs. Teve destaque nessa temporada os jogos contra os Eagles(game-winning drive) e contra os Falcons(no qual teve uma das corridas mais impressionantes da história, com 72 jardas para touchdown).

2013

Super Cam percebeu que suas impressionantes atuações individuais não importariam se não conseguisse elevar o nível do seu time, então entrou na temporada completamente focado e após 3 derrotas nos 4 primeiros jogos, iniciou-se a ascensão dele em conjunto com o time, levando ao recorde de 12-4 e, consequentemente, aos Playoffs. Nessa temporada teve 3379 jardas, 24 TDs(apenas 13 INT), uma porcentagem de passes completos de 61,73%(career high) e um rating de 88.8, acrescentando a isso correu para 585 jardas e 6 TDs. Teve destaque nessa temporada, seus jogos contra os Patriots(com vitória fantástica na última posse em pleno Prime Time, além de um scramble incrível no qual deixou cerca de 7 jogadores para trás, culminando no first down) e contra os Saints(onde caminhou 65 jardas em 32 segundos, dando a vitória aos Panthers no último drive). Com isso, foi selecionado para o segundo Pro Bowl da sua carreira.

2014

De boas aqui curtindo um acidente.

De boas aqui curtindo um acidente.

Foi uma temporada de superação para Super Cam, que demonstrou sua resistência e sua vontade de jogar pela franquia, mesmo com todas as lesões e contra-tempos ocorridos ao longo do ano. Meses após a derrota nos playoffs para os 49ers, Cam declarou que faria uma cirurgia no tornozelo, algo que o incomodava desde o College. Após 4 meses de reabilitação e a perda do primeiro jogo da pré-temporada, Cam acaba fraturando sua costela, durante o terceiro jogo ainda da pré-temporada, algo que só possibilitou sua estreia na Week 2, contra os Lions. Mesmo com as lesões visivelmente atrapalhando seu jogo, Cam evoluiu com Pocket Passer(algo notado pelo diretor da NFL Films Greg Cosell), e com mais um Dezembro impressionante(4 vitórias, totalizando 14, ficando atrás apenas de Brady, desde que entrou na liga), no qual inclui-se vitórias determinantes em cima dos nossos rivais Saints e Falcons, Cam conseguiu levar o nosso time ao campeonato da divisão pela segunda vez consecutiva, algo inédito na NFC South. Vale ressaltar que durante essa temporada, Newton demonstrou ter um corpo digno de um super herói, ja que sofreu um acidente sério de carro, mas que não gerou nenhuma complicação na sua carreira, tirando-o apenas de um jogo. Mesmo estando fora de dois jogos e com todas as lesões, ele teve número sólidos na temporada, lançando para 3127 jardas e 18 TDs, além de conseguir 539 jardas corridas com 5 TDs. Após um final de temporada impressionante, os Panthers com Cam Newton, receberam os Cardinals no Bank Of America Stadium, em jogo válido pela rodada de Wild Card. Ele conseguiu liderar o time sem muito esforço lançando para 198 jardas e 2 TDs, conquistando, assim, sua primeira vitória de muitas que ainda estão por vir, nos Playoffs. On the road, o time acabou perdendo para os Seahawks em Seattle, o que não apaga a boa atuação de Newton, se comportando bem frente á torcida mais barulhenta da NFL(claro tirando a ultima INT).

Comparação entre Cam e outros QBs nos primeiros 4 anos

Além de nós, a Pro Football Reference(um dos sites mais completos em relação à stats de FA) resolveu fazer, de certa forma, uma “homenagem” a Cam, comparando o mesmo aos outros QBs de destaque em seus primeiros 4 anos de carreira dentro da NFL, vamos citar alguns pontos:

  • 9° em passes completos (1144)
  • 13° em porcentagem de passes completos (59,5%)
  • 6° em total de jardas passadas (14426)
  • 9° em passes lançados para TD (82)
  • Empatado em 9° com menos interceptações (54)
  • 7° em QB Rating (85,4)
  • 4° mais sacado entre todos (152)
  • 12° com mais vitórias em seus primeiros 4 anos (30)

Newton possui o Rating maior do que ninguém menos que John Elway e Joe Namath, além de ja ter mais vitórias na carreira do que Troy Aikman tinha nesse momento da carreira.

Além de outros aspectos, os quais o distinguem dos outros QBs de outro nível:  Cam é o único jogador da NFL a ter mais 10000 jardas lançadas e 2000 corridas nas suas primeiras 4 temporadas, além de ter mais 3000 lançadas e 500 corridas em cada uma de suas temporadas. Ainda possui o recorde de TDs corridos por um QB nas suas temporadas iniciais (33).

Tabela completa pode ser vista aqui.

Esses números realmente deixam a Panther Nation entusiasmada, pois já neste ponto da carreira, possui alguns números superiores a QBs que estão no Hall da Fama. Isto alerta a todos nós torcedores, que tempo áureos estão por vir em Charlotte.

Com esses textos, espero deixar todos os torcedores dos Panthers e interessados por FA informados acerca da vida Cameron Jerrell Newton, também conhecido por nós como Super Cam. Espero que o objetivo tenha sido alcançado mostrando a todos, o motivo deste jovem de 26 anos ser nosso Franchise QB, e Panther Nation aguardem, o Super Bowl virá com ele.

Por fim, todos nós que fazemos o PanthersBR damos os nossos sinceros parabéns ao nosso lider do ataque, desejando o melhor para ele na sua vida pessoal e profissional, torcendo para que ele amadureça ainda mais, sempre melhorando seu jogo e entregando a maior quantidade de bolas possível para as crianças durante seus jogos. Com a junção de tudo isso, esperamos que ele seja um dos pilares para a realização do sonho de nossa torcida!

Yes, we Cam!

yes-we-cam-small

Bônus:
Só porque não podia deixar de colocar essa jogada que é simplesmente genial. E ah, é contra os Patriots.

Compartilhe

Sobre o Autor

Estudante de Engenharia Civil, se tornou fã dos Panthers a partir da temporada de 2011, após se impressionar com as atuações do então calouro Cam Newton, o que levou a paixão pela franquia de Carolina.

Comente