[HISTÓRIA] – Fundação dos Panthers

1
jerry-richardson-dono-dos-panthers

Jerry Richardson: Dono e Fundador dos Panthers

Em 26 de Outubro de 1993, os donos da NFL unanimamente escolherem Carolina como a 29ª franquia da NFL e a primeira expansão desde 1976. A cidade de Charlotte(cidade mais populosa da Carolina do Norte) ficou em festa após saber da novidade, seria a primeira vez que Carolina do Norte ou do Sul receberia uma franquia de NFL. “É um sonho que se tornando realidade
para mim, meus parceiros e para 10 milhões de pessoas nas Carolinas” disse o dono/fundador Jerry Richardson, que nasceu na pequena cidade de Spring Hope da Carolina do Norte. Jerry Richardson também se tornou o segundo ex-jogador da NFL a ter a sua própria franquia.

O sonho começou em 16 de Julho de 1987, quando Jerry Richardson conheceu em Charlotte um grupo de parceiros interessados para discutir a viabilidade de abrir uma franquia de expansão da NFL. Em 15 de Dezembro de 1987, Jerry oficialmente anunciou a proposta para a franquia das Carolinas.

Um dos primeiros passos seria escolher o local para o estádio, tanto a Carolina do Norte e o Sul foram considerados. Mas em 15 de Dezembro de 1989, foi escolhido o local que seria em Charlotte como futura casa dos Panthers onde acolheria 70 mil fãs.

Da Carolina do Norte a Carolina do Sul, o apoio para uma franquia da NFL foi de uma forma sem precedente. Os senadores Jesse Helms  da Carolina do Norte e Ernest Hollings da Carolina do Sul fizeram lobby para a aprovação na NFL. Os torcedores demonstraram seu entusiasmo esgotando todos os ingressos de jogos amistosos de 1989, 1990 e 1991.

Jesse Helms na esquerda e Ernest Hollings na direita

Jesse Helms na esquerda e Ernest Hollings na direita

No encontro dos donos da NFL em 18 de Março de 1992, a NFL reduziu a lista de candidatos de franquias de 11 para 7. Dois meses depois, a NFL diminuiu a lista para cinco possíveis franquias – Baltime, St. Louis, Memphis, Jacksonville e as Carolinas.

Porém, em 20 de Outubro de 1992, os donos da NFL decidiram atrasar a votação de expansão até o Outono de 1993 por conta de uma disputa de trabalho entre a Liga e os jogadores. Felizmente, em 6 de Janeiro de 1993, a Liga e os jogadores chegaram em um acordo. Em 23 de março de 1993, a corrida para as novas franquias oficialmente deu continuidade.

E finalmente em 26 de Outubro de 1993, os donos da NFL unanimamente escolheram os Carolina Panthers como a 29ª franquia da NFL. E em 3 de Setembro de 1995, fizemos a nossa estreia na temporada regular contra os Atlanta Falcons onde o jogo foi até a prorrogação vencida pelos Falcons por 23-20.

 

Primeiro logo dos Panthers

Primeiro logo dos Panthers

Compartilhe

Sobre o Autor

Fã de Carolina Panthers desde 2011, Felipe é programador e se aventura como Running Back nas peladas tentando incorporar o espírito de Jonathan Stewart, mas o máximo que consegue é ser um Trent Richardson. Twitter: @lipevieira

1 Comentário

Comente