Por que Thomas Davis é tão sensacional?

0

thomas-davis-960

Thomas Davis é, sem dúvida, um dos melhores Linebackers da liga e uma das peças mais importantes da defesa do Carolina Panthers. Essa situação deve-se a sua liderança, vontade de vencer e experiência, mas além disso tudo, podemos dizer que ele é um excepcional atleta, não só pelo fato de ter mudado de posição na NFL e evoluído muito, foi draftado como safety e virou Linebacker quando já atuava pelo time da Carolina do Norte, nem, apenas, pelo fato de ter rompido os ligamentos cruzados do joelho por três vezes e, ainda, quando foi questionado sobre o fato de que nenhum jogador voltou bem depois de três lesões desse nível, ele disse que seria o primeiro. Mas vamos ignorar todas essas coisas e mais o fato de ter ganho o Walter Payton NFL man of the year (2014), para analisarmos apenas a temporada 2015-2016 que ele vem tendo.

Carolina Panthers começou a temporada com um surpreendente 11-0, surpresa a invencibilidade, pois a campanha positiva já era prevista neste site, e com esse recorde muitos jogadores se destacaram, entre eles um homem que encarna a raça e força da defesa charlottiana e isso é claramente notada em números. Fazendo um paralelo com os outros atletas da equipe, nota-se:panthers-saints-football-jimmy-graham-thomas-davis_pg_600

TACKLES: Na estatística de tackles, Thomas Davis possui um expressivo número de 74, apenas 1 atrás de Luke Kuechly (75), sendo assim o segundo colocado entre os 5 primeiros do Carolina Panthers, os outros são, respectivamente, Kurt Coleman (57), Roman Harper (55) e Bené Benwikere (50). Percebe-se que Luke e Davis estão bem a frente dos outros atletas nessa categoria, com 17 tackles a mais, o que demonstra o domínio que esses dois jogadores possuem dentro de campo, porém as proezas de Thomas Davis não terminam por aí.

SACKS: Davis está com 4 sacks na temporada, ocupando a quarta colocação no ranking de maiores sackadores da equipe. Mas existe uma singularidade nesse top-5, O Linebacker é o único atleta a estar nessas colocações que não joga na linha defensiva. Completando o ranking temos: Kawann Short em primeiro lugar (6), em segundo vemos Kony Ealy (5), logo em seguida vem Mario Addison (4,5) e em quinto aparece Ryan Delaire (2,5).

INTERCEPTAÇÕES: Nessa categoria, geralmente ocupada por defensive backs, Davis está empatado com Kuechly em terceiro lugar, com 3 interceptações cada um. Em primeiro está Kurt Coleman (5), logo em seguida Josh Norman (4) e fechando o top-5 vêm Charles Tillman e A.J. Klein, com 1 interceptação cada.

FUMBLES FORÇADOS: Mais uma vez Davis vem empatado com Luke, só que dessa vez Josh Norman também possui 2 fumbles forçados, como os outros dois. Este número faz com os três fiquem no segundo lugar do ranking, que é liderado por Kony Ealy (3).

Ao analisarmos os números de Davis ficamos impressionados, pois são, realmente, números absurdos, de um jogador completo, o que nos faz perceber que Thomas é a definição do que seria um Linebacker, afinal segue o conceito de que Linebackers devem ser completos e ele é.

Além das observações vistas acima, se repararmos, podemos ver que Davis é o único atleta da equipe que está no top-5 de todas as estatísticas analisadas e estaria também caso fosse visto os fumbles recuperados, já que ele possui 1, empatado com muitos jogadores, sendo que o primeiro colocado (Roman Harper), tem 2 .

Muito além da superficialidade que é analisar apenas os números temos que notar como é Davis nos jogos e isso é o que impressiona mais. Ele é sempre sólido, com atuações não muito notadas, mas sempre fundamentais para as vitórias da equipe. Percebe-se, também, que Davis vem sendo clutch, como todo o time tem se mostrado, com participações importantes em momentos decisivos dos jogos, como a interceptação sobre o Green Bay Packers no final da partida.

Para finalizar, podemos ver nesse craque um líder muito importante para o time, afinal ajudou a instruir Luke e está ajudando Shaq Thompson. A única coisa que me entristece é pensar que ele deve se aposentar após o término da temporada 2016-2017, quando termina seu contrato. Thomas Davis podia ser eterno na nossa defesa. Por fim, deixo uma pergunta para todos os torcedores do Carolina Panthers e todos os fãs da NFL: será que Davis cumpriu a palavra de que seria o primeiro jogador a voltar de 3 rompimentos dos ligamentos cruzados no mesmo joelho a jogar em altíssimo nível?

Eu, particularmente, tenho certeza que sim.

KEEP POUNDING

Compartilhe

Sobre o Autor

Torcedor dos Panthers desde 2011 quando conheceu o Futebol Americano. Começou jogando nas Praias de Vila Velha-ES, hoje está em um projeto no time Ituiutaba Javalis do interior de Minas Gerais. Joga com a #59 por um motivo: LUUUUKE.

Comente