[PÓS-JOGO] – Panthers @ Patriots

0

E de repente, tudo virou flores novamente! Depois de uma semana totalmente decepcionante contra o Saints, nós tivemos o sentimento oposto contra New England. Ganhar do Patriots em Foxborough é um sabor doce como mel. Entrou como uma das vitórias mais comemoradas na temporada regular. Junto com aquela contra Seattle em 2015 que o Olsen marcou o Touchdown da vitória e aquele MNF também contra New England do famoso Ice Up Son.

O jogo começou com o ataque novamente chegando na redzone e não conseguindo finalizar, o que certamente preocupou muitos torcedores. E na segunda campanha, preocupou até mesmo os mais otimistas, pois Cam lançou uma interceptação que ainda não entendi o que ele estava olhando, mas acredite ou não, a INT foi um aviso que a defesa de New England não teria um bom dia. Calma, eu explico.

Com o Byrd e o Funchess alinhados lado a lado, Byrd saiu para uma rota longa e Funchess ficou na Linha de scrimmage como opção e os dois defensores de New England foram atrás de Byrd, deixando Funchess completamente aberto. Infelizmente Newton não notou e fez uma jogada ruim.

O erro da defesa de New England que deu certo. Não era para ter dois defensores em cima de Byrd. Newton fez a leitura pre-snap e continuou com ela depois do snap.

O erro da defesa de New England que deu certo. Não era para ter dois defensores em cima de Byrd. Newton fez a leitura pre-snap e continuou com ela depois do snap causando o turnover.

Mike Shula deve ter notado a confusão entre a secundária de New England e começou a chamar jogadas com bunch formation sem parar. Foram 13 vezes no jogo todo que o Shula chamou jogadas com bunch formation, é muita coisa! Dessas 13x, apenas 3 vezes não tiveram o first down conquistado, um aproveitamento absurdo.

Pivot route do Funchess de uma bunch formation. Nas poucas vezes que os defensores de NE esteve em posição para parar, eles erraram o tackle. Missed opportunity.

Pivot route do Funchess de uma bunch formation. Nas poucas vezes que os defensores de NE esteve em posição para parar, eles erraram o tackle. “Missed opportunity”.

Essa foi a quinta vez que o Panthers usou bunch formation. McCaffrey alinha por fora da bunch, sendo o quarto WR e tornando uma quad formation. Shepard e Funchess fazem uma crossing route e CMC uma pivot route, isso faz com que a defesa de NE se perca completamente deixando o KB aberto. CMC faz a pivot route,

Essa foi a quinta vez que o Panthers usou bunch formation. McCaffrey alinha por fora da bunch, sendo o quarto WR e tornando uma quad formation. Shepard e Funchess fazem rotas para a direita e CMC uma pivot route(que também inicia pra direita), isso faz com que a defesa de NE se perca completamente deixando o KB aberto na esquerda.

Mike Shula explorou essa confusão em low, intermediate and high concepts o jogo todo sem que Matt Patricia pudesse dar uma resposta pra isso.

Terceira descida importante. O caldo engrossou. O que fazer? Chama bunch formation.

Terceira descida importante. O caldo engrossou. O que fazer? Chama bunch formation.

Aliás, que jogo fez Devin Funchess, acredito que tenha sido o melhor jogo da sua carreira profissional. Funchess mostrou toda sua dureza para entrar nesse snap visto que ele tinha se machucado duas jogadas antes. Funchess colocou o time nas costas e salvou o jogo.

Funchess correndo uma de suas especialidades: Bang 8. Essa jogada foi um first down.

Funchess correndo uma de suas especialidades: Bang 8. Essa jogada foi um first down.

Mesma jogada. Essa foi o TD do Funchess. Run Pass Option e passe no Funchess. Newton sabia desde o começo que seria Touchdown.

Mesma jogada. Essa foi o TD do Funchess.
Run Pass Option e passe no Funchess. Newton sabia desde o começo que seria Touchdown.

 

Newton certamente teve o seu melhor jogo da temporada e mostrou que o ferrugem começou a sair. Mais jogadas como QB Power e QB draw começaram a serem feitas. Inclusive, Ron Rivera deixou a entender que o tempo que eles esperavam pro Newton voltar a correr era na semana 4.

qb power 2

QB Power. Cam Newton é a maior arma na redzone da NFL.

Newton ainda não parece estar 100%, mas certamente está mais perto do que estava uma semana atrás. Na jogada abaixo, ele tem o Funchess vencendo sua batalha em uma rota post em um conceito chamado Yankee, ele vê isso, faz o movimento de lançar e não puxa o gatilho.

GIF4Repare como Newton faz o movimento e não lança. Algo ainda está incomodando o Newton, mas o avanço que ele teve foi animador.  Bill Belichick que o diga, né?

Rivera foi conversar com o Bill e ele levou pro lado pessoal a derrota. Sorry Bill, missed opportunities.

Rivera foi conversar com o Bill e deixou o Ron falando sozinho. Sorry Bill, missed opportunities.

Compartilhe

Sobre o Autor

Fã de Carolina Panthers desde 2011, Felipe é programador e se aventura como Running Back nas peladas tentando incorporar o espírito de Jonathan Stewart, mas o máximo que consegue é ser um Trent Richardson. Twitter: @lipevieira

Comente